Categorias
Games Nintendo PC PlayStation Posts Xbox

Entenda a cronologia da série Street Fighter! Descubra onde cada jogo se encaixa na timeline!

Recentemente foi anunciado que um novo filme da franquia Street Fighter está em produção e deve chegar aos cinemas em 2026. Nomes como Jason Momoa, 50 Cent, David Dastmalchian, Andrew Koji e Noah Centineo estão envolvidos no projeto, que promete trazer de volta o clássico game de luta para as telonas, adaptando a história dos primeiros jogos.

E como a timeline de Street Fighter é uma verdadeira bagunça, resolvi fazer esse post pra explicar a linha do tempo completa da série e fazer algumas mudanças que acredito que simplifiquem a cronologia dos jogos lançados pela Capcom. Desde o primeiro jogo lançado em 1987 até o mais recente título da franquia, Street Fighter VI, que chegou aos consoles em 2023, vamos juntos repassar a trama de cada um e analisar onde eles se encaixam na história que queremos montar.

Bom, vamos ao que interessa…

A Linha do Tempo

Antes de mais nada, a timeline de Street Fighter não segue fielmente a ordem cronológica em que os jogos foram lançados. Temos jogos como SF Alpha por exemplo, que preenche a lacuna entre o primeiro e o segundo SF. Outro que também foge da regra é SFIII, que acaba vindo depois de SFIV e SFV, então não se assustem com a ordem final dos jogos. Ao todo são sete iterações da franquia que se misturam em uma única história, mas que pode ser dividida em capítulos.

Como os games de Street Fighter possuem diversas versões diferentes (Super, Hyper, Ultra), resolvi escolher apenas uma edição de cada jogo para facilitar e também definir a versão definitiva que será “canon” para a história. Os critérios para a escolha dos jogos vão desde o número de personagens jogáveis, a qualidade do gameplay e sobretudo, se os finais dos protagonistas agregam à história geral da franquia ou se o jogo é apenas um filler/continuação do game anterior.

Por isso, games como SF Alpha: Warriors’ Dreams e SFIII: New Generation ficam de fora pois suas versões posteriores são melhores e possuem praticamente os mesmos finais. Já SF Alpha 3 e SFIII: Third Strike até poderiam fazer parte da timeline, mas infelizmente esses jogos por serem continuações, expandiram os jogos anteriores e acabaram gerando eventos alternativos e inconsistências que talvez comprometessem a história.

Batendo então o martelo, nossa cronologia inicia com o primeiro Street Fighter, seguido de SF Alpha 2 e depois Ultra SFII: The Final Challengers, fechando a primeira trilogia de jogos. Em seguida aparece Ultra Street Fighter IV, com SFV: Champion Edition ligando os pontos e conectando a história com SFIII: 2nd Impact, finalizando a segunda parte da cronologia. Por fim, Street Fighter VI abre um novo capítulo da história de Ryu, Ken e Chun-Li


1 – Street Fighter

A primeira iteração da franquia apresenta Ryu e Ken, dois discípulos do mestre Gouken e praticantes do estilo de luta Ansatsuken. Após o fim de seus treinamentos, os protagonistas se inscrevem no primeiro World Warrior Tournament e viajam pelo mundo enfrentando os maiores lutadores de artes marciais do planeta. O torneio é idealizado por Sagat, que desafia Ryu no final do jogo e acaba com uma cicatriz no peito, resultado de um Shoryuken enfurecido do jovem lutador japonês. Após o fim da jornada, Ryu volta para casa com o título de campeão e descobre que seu mestre foi assinado pelo demônio Akuma


2 – Street Fighter Alpha 2

A série Alpha mostra Ryu buscando vingança contra Akuma. Paralelamente vemos a ascensão de M. Bison, o grande vilão da franquia, que começa a recrutar alguns dos melhores lutadores do mundo para fazer parte da sua organização criminosa, Shadaloo. Aqui vemos as primeiras investigações da policial Chun-Li e também o trágico destino do militar americano Charlie Nash, que consegue deter o vilão, mas é traído pelos seus próprios homens. Por fim, Ken treina para superar o poder de Ryu e o desafia para uma luta a luz do luar para ver quem é o melhor lutador…


3 – Street Fighter II

O game mais famoso da franquia vem em terceiro encerrando o primeiro capítulo da história. M. Bison organiza o segundo World Warrior Tournament, a fim de encontrar o lutador perfeito para usar como receptáculo e assim dominar o mundo com o seu poder. Personagens clássicos da franquia como Blanka, Dhalsim, Zangief, E. Honda e tantos outros se inscrevem no torneio, cada um com suas motivações. Um deles é Guile, que pretende encontrar o responsável pela morte de seu companheiro de exército, Charlie. O militar se junta a Chun-Li, Ken, Ryu e Cammy na luta final contra o vilão do jogo, que finalmente morre depois de um golpe mortal de Akuma


4 – Street Fighter IV

Após o fim da Shadaloo, descobrimos que M. Bison tinha um plano B, com um equipe de cientistas desenvolvendo novos corpos sintéticos para o ditador. Um desses corpos toma consciência e atende pelo nome de Seth, criando uma nova organização chama S.I.N. e inaugurando um novo World Warrior Tournament a fim de reunir os melhores lutadores para completar o enigmático projeto BLECE. O vilão planejava criar uma arma biológica que garantiria a ele poder absoluto, cabendo aos nossos heróis mais uma vez unirem forças contra esta nova ameaça. Por fim, Seth é derrotado por ninguém menos que M. Bison, que retorna dos mortos em um novo corpo…


5 – Street Fighter V

M. Bison está de volta, mais poderoso do que nunca. O desejo do vilão agora não é mais conquistar o mundo, mas sim destruir a humanidade com uma arma nuclear desenvolvida pela Shadaloo. Além da ameaça da organização criminosa, a volta de Charlie Nash trabalhando para uma figura misteriosa é um dos pontos altos da trama. Ken, Ryu, Chun-Li, Guile e Cammy precisam deter o plano diabólico de Bison e recebem a ajuda de outros heróis que já passaram pela série. Durante a luta final, Charlie se sacrifica para salvar a humanidade enfraquecendo M. Bison, dando a chance para Ryu finalmente derrotar o vilão de uma vez por todas. Ao final do jogo, descobrimos que uma nova sociedade secreta planeja dominar o mundo…


6 – Street Fighter III: 2nd Impact

Após os eventos do jogo anterior, finalmente conhecemos Gill e os Illuminati, uma organização mundial responsável por manipular eventos da história há quase dois mil anos, dedicada a salvar a humanidade criando a sua própria utopia. O vilão decide então criar um novo World Warrior Tournament, a fim de encontrar homens e mulheres poderosos o suficiente para popular novamente a Terra após o fim do mundo. Dessa vez, Ryu e Ken dão lugar a Alex, o novo protagonista da franquia, que avança dentro do torneio enfrentando adversários formidáveis até chegar ao topo do ranking. No fim, ele derrota o vilão Gill, se sagrando campeão do torneio e destruindo os planos da sociedade secreta, que agora precisa se reorganizar novamente…


7 – Street Fighter VI

Street Fighter VI é a última iteração da franquia e novamente Ken e Ryu são meros coadjuvantes da história, já que “você” é o novo protagonista que irá salvar o mundo de mais um grupo terrorista conhecido como Amnesia. No jogo, você cria seu próprio personagem que é treinado por Luke (um dos pupilos de Guile), que apresenta para o iniciante o mundo de Street Fighter. Você possui um rival chamado Bosch e segue a trama com ele, lutando pelas ruas de Metro City, confrontando adversários ao redor do globo e no fim tendo que enfrentar o líder da organização criminosa, o enigmático JP


Bom, finalmente chegamos ao fim da cronologia de Street Fighter. Apesar da linha do tempo ser confusa, agora tudo fica mais claro, quando colocado cada jogo no seu devido lugar. A expectativa é que os próximos jogos voltem a dar protagonismo para Ken e Ryu e talvez uma possível volta de M. Bison e a Shadaloo. Quem sabe o que o futuro da franquia nos reserva…

Fique ligado no Nerd Zombies para mais atualizações de timelines como essa. Espero que tenham curtido o post!!! =)