Em meados de Janeiro, o mundo ficou maravilhado com Temtem, um adorável MMO criado aos moldes de Pokémon, que nos permite conhecer e capturar dezenas de monstrinhos, e usar seus poderes em divertidas batalhas PvP e PvE. No papel, a ideia é ótima. Afinal, quem nunca sonhou em um Pokémon online, não é mesmo?
A realidade, no entanto, se prova um pouquinho diferente. Isso porque algum jogadores maliciosos já estão utilizando hacks e bugs no jogo para ganharem algum tipo de vantagem, seja nas batalhas, seja para conseguir as criaturinhas mais raras (é por isso que não podemos ter coisas legais).
É ai que entra a Crema Games, produtora do game e dona do maior martelo de ban da história! Agora na segunda-feira (03/02), a empresa divulgou em seu Twitter que havia banido mais de 900 contas que supostamente estariam trapaceando, e que isso é só o começo.
We just completed our first batch of banned users. Almost 900 players have been permanently banned from Temtem.
Bans are final, we won’t answer or review any ban appeal. We’ve made 100% sure that every banned user is either a cheater or has abused exploits intentionally.
— Temtem (@PlayTemtem) February 3, 2020
Foi uma atitude exagerada? Nem um pouco, já que a cada dia mais e mais jogos on-line se tornam impraticáveis, tamanha é a quantidade de cheaters (CS:GO, estou olhando para você), isso afasta novos jogadores e isola os veteranos. A ação da Crema Games, que muitos podem considerar drástica, demonstra o respeito que a empresa tem pelos jogadores “honestos” e pelo próprio jogo em si. Em uma comunidade on-line cada vez mais tóxica, acredito que essa seja uma boa iniciativa para manter um ambiente saudável.
Se você gosta de Pokémon, anda na linha e ainda não conhece Temtem, saiba que o game já está disponível em versão beta para PC e logo mais terá versões para PS4, Xbox One e Nintendo Switch.