Na noite desta quinta-feira (16/11), véspera do lançamento de Star Wars: Battlefront II, a Electronic Arts anunciou que desativou todas as compras internas do jogo, após as polêmicas envolvendo microtransações que repercutiram desde a fase beta.
A polêmica envolvia o fato de que jogadores que compravam cristais, na loja do jogo, poderiam ter acesso facilmente a personagens e melhorias que desequilibravam o jogo. Enquanto isso, aqueles que queriam desbloquear esses personagens apenas jogando, precisariam gastar um tempo exagerado para garantir um único herói. Pra se ter uma ideia do problema, o personagem Darth Vader, por exemplo, exigiria cerca de 40 horas contínuas para ser desbloqueado.
Tentando corrigir isso, a EA Games abaixou em 75% o valor necessário para desbloquear certos heróis, mas diminuiu as recompensas que o jogador recebe nos diferentes modos, o que se mostrou uma péssima solução na visão dos jogadores. Depois, a empresa decidiu tomar uma medida mais drástica, devido as diversas reclamações.
O anúncio foi feito diretamente pela conta oficial da EA no Twitter:
Today, we turned off in-game purchases for #StarWarsBattlefrontII. The game is built on your input, and it will continue to evolve and grow. Read the full update: https://t.co/asGASaYXVp pic.twitter.com/vQSOmsWRgk
— EAStarWars (@EAStarWars) 17 de novembro de 2017
Com isso, será impossível adquirir cristais no jogo por tempo indeterminado. Por enquanto, todos os itens só poderão ser obtidos jogando partidas e acumulando os créditos virtuais do título. É importante notar que o comunicado afirma que esta é uma mudança temporária até que a publicadora e a desenvolvedora, DICE, possam reanalisar o estado do jogo e modificá-lo para que comporte a mecânica de forma justa. Em outras palavras, as microtransações voltarão no futuro.
De acordo com reportagens do Wall Street Journal e do site VentureBeat, a Disney teria ficado preocupada com a repercussão negativa do caso para a marca Star Wars como um todo, o que teria levado o chefe de produtos de consumo e mídia interativa da empresa, Jimmy Pitaro, a entrar em contato com a EA e promover mudanças. Segundo o site MP1st, a Disney poderia até mesmo rever o contrato de exclusividade que a publicadora tem para produzir os jogos da franquia.
Star Wars: Battlefront II está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.