Categorias
Games Nintendo Posts

Confira a evolução do nosso querido “Super Mario” ao longo dos anos!

Super Mario é uma das franquias de videogame mais famosas de todos os tempos, se não a maior. Desde a sua criação pela Nintendo em 1981, o personagem foi sendo aperfeiçoado com o passar dos anos, com seu design evoluindo jogo a jogo, chegando finalmente a versão final que conhecemos hoje do bigodudo.

Com quase 40 anos de história, o nosso Mario já se aventurou por tantos reinos e praticou tantos esportes diferentes, que é impressionante como seu design manteve a essência do personagem, ao mesmo tempo que se adaptava a cada atualização gráfica e avanço da indústria dos videogames.

Resolvi separar aqui quinze diferentes versões do encanador italiano para mostrar como o personagem evoluiu ao longo dos anos. Confira abaixo:

Donkey Kong (1981)

Muita gente não sabe, mas Mario nasceu como protagonista de um jogo lançado para Arcade, onde o objetivo era salvar sua namorada das garras do temível gorila Donkey Kong. O design na época ainda era arcaico, mas já evidenciava o bigode e a jardineira característica que o personagem usava em suas aventuras.

Super Mario Bros. (1985)

Quatro anos depois, a Nintendo resolveu atualizar o design do personagem para seu primeiro jogo solo, lançado para NES. O bigode, o cabelo e os olhos viraram marrons, assim como a sua roupa por baixo da jardineira. Outra mudança foi a anatomia do personagem, que ficou mais robusto nessa era 8-bit.

Super Mario Bros. 2 (1988)

Em 88 com o sucesso do bigodudo, a Nintendo precisou lançar um jogo nos Estados Unidos para alavancar ainda mais a marca. Foi aí que nasceu SMB2, trazendo ainda mais mudanças no personagem, como a inversão das cores das roupas, agora com a jardineira em azul. O encanador também ganhou um nariz maior, algo que se manteve até hoje.

Super Mario Bros. 3 (1989)

SMB3 pra mim teve um “downgrade” no design, pois o azul combinava muito mais com o personagem antes e foi trocado pelo preto nesse jogo. Em compensação, o design foi melhorado e se modernizou, explorando todos os recursos que o NES oferecia na época.

Super Mario World (1990)

Talvez um dos designs mais icônicos do personagem. O jogo de Super Nintendo, agora com mais cores e tonalidades diferentes, proporcionou um avanço significativo no design do personagem, separando as cores da roupa, cabelo, bigode e incluindo as famosas luvas brancas do Mario.

Super Mario 64 (1996)

A grande virada de chave foi na era 64-bit, quando tivemos o primeiro modelo 3D do personagem. O visual do bigodudo nessa época é até hoje referenciado pelos fãs e serviu como base para todos os jogos que vieram depois dele. É a primeira vez que o “M” aparece nitidamente na boina do encanador, além da adição dos olhos azuis.

Super Mario Sunshine (2002)

Mario Sunshine aprimorou um pouco mais o modelo 3D e deixou o design mais arredondado, como estávamos acostumados a ver nas artes oficiais do personagem. Pelo jogo ter um clima tropical, o Bigodudo utilizou uma camisa de mangas curtas nessa versão, o que acabou não sendo mantido nos outros jogos.

New Super Mario Bros. (2006)

A renovação da franquia veio em 2006, com um novo jogo de plataforma do Mario. Como a proposta era voltar as raízes, o personagem acabou incorporando um visual mais clássico e que vem se mantendo constante, sem muitas mudanças em seus elementos.

Super Mario Galaxy (2007)

Talvez uma das versões mais bonitas do personagem, o Mario “espacial” tem todo um brilho característico que o diferencia das versões anteriores. Com um visual bem mais polido e fazendo jus a qualidade gráfica do Nintendo Wii na época, essa versão do Mario ficou marcada na memória dos fãs.

Super Smash Bros. Brawl (2008)

Um ano depois de Super Mario Galaxy, a Nintendo vai pelo caminho contrário e apresenta uma versão bem mais “dark” do personagem. A jardineira do encanador ganha uma textura de “jeans surrado”, que combina com a temática séria da franquia Super Smash Bros., que colocava todos os personagens da Nintendo se enfrentando num grande evento, cheio de porradaria.

Super Mario 3D World (2013)

Não demorou muito para o bigodudo voltar com um visual mais “família”. A versão mais famosa da era Wii U foi o Mario de 3D World, que trouxe um personagem mais redondinho e com uma tonalidade de cores mais clara, bem mais bonita. A iluminação do encanador também melhorou bastante nessa época.

Super Smash Bros. Wii U (2014)

Depois da mudança drástica no jogo anterior, Smash Bros. Wii U acertou em manter um visual mais clássico para o Mario, sem abrir mão da jardineira jeans. A versão desse jogo ficou bem mais sútil e acabou influenciado os outros jogos do bigodudo que estariam por vir.

Super Mario Odyssey (2017)

Se Mario Galaxy tinha um dos Marios mais bonitos da franquia, a versão de Super Mario Odyssey potencializou ainda mais o personagem. A textura do cabelo, as costuras da jardineira e as botas engraxadas são avanços tão satisfatórios pra quem é fã da estética do personagem. Isso sem contar a adição de Cappy, o chapéu mágico do Mario nesse jogo.

Super Smash Bros. Ultimate (2018)

Outro “downgrade” no visual do encanador italiano veio em Smash Bros. Ultimate. Eu entendi que a proposta era manter o tom “sério” característico do jogo de luta, mas a tonalidade mais escura implementada na roupa do personagem não caiu tão bem dessa vez. Um ponto positivo são as luvas cheias de detalhes, mas acho que só isso.

The Super Mario Bros.  Movie (2023)

Por último e não menos importante, o filme do Mario remodelou completamente a imagem que conhecemos do personagem. Bem diferente da sua versão dos videogames, o Mario aqui é mais “realista” e tem identidade própria, apesar de usar os mesmos elementos clássicos da vestimenta do personagem. Com certeza, uma das melhores versões do encanador italiano.

Eai, gostou desse post? Fique ligado no Nerd Zombies para mais matérias especiais como essa e mais novidades da Nintendo.