Com a versão de “Liga da Justiça” do diretor Zack Snyder, o famoso Snyder Cut, agora confirmada oficialmente para 2021 na HBO Max, a era dos diretores de filmes de super-heróis tendo uma segunda chance de repensar a montagem de seus filmes está se iniciando.
Logo após o anúncio do Snyder Cut, o diretor de “Esquadrão Suicida”, David Ayer, foi ao Twitter para falar com seus fãs que estavam a espera do “AyerCut”. O diretor explicou que sua versão seria ainda mais fácil de ser finalizada e que seria um momento de libertação para o diretor, depois de tantas críticas que recebeu pelo filme que “não foi feito” por ele.
This is a good question. My cut would be easy to complete. It would be incredibly cathartic for me. It’s exhausting getting your ass kicked for a film that got the Edward Scissorhands treatment. The film I made has never been seen. https://t.co/FkeHAlNoV0
— David Ayer (@DavidAyerMovies) May 25, 2020
Apesar de Esquadrão Suicida ter ido bem nas bilheterias, o filme foi duramente criticado. Desde o lançamento do filme, Ayer fala sobre como o corte final foi amplamente retrabalhado e comparou as críticas negativas da época como ter a “garganta cortada”, já que ele não podia fazer nada a respeito.
Rumores levantados na época diziam que havia um enorme descontentamento da Warner Bros. com a versão original de Ayer, o que levou a refilmagens e grandes cortes na obra. Havia inclusive especulações de que a Warner forçou o diretor a reduzir o tempo de tela de Jared Leto como o Coringa, no filme.
Ayer negou que as cenas cortadas de Leto tivessem relação com sua insatisfação com a performance. “Essa é uma informação incorreta. Não são minhas palavras ou ações ”, disse o diretor na época. Aparentemente a versão do diretor teria muito mais cenas que trabalhariam esse personagem.
O mais engraçado disso tudo, é que a AT&T (empresa dona dos estúdios da Warner) postou esse tweet um dia depois (21/05) do anúncio da Snyder Cut, em resposta a um fã do diretor. O tweet traz a imagem de Magia, uma das personagens do Esquadrão e a frase enigmática “tudo é possível, só é preciso um pouco de magia”.
O próprio Ayer retweetou e parece que esse foi o “gatilho” pro diretor começar a mexer os seus pauzinhos e sonhar com a sua versão do diretor. Agora se cada filme com críticas ganhar uma “versão de diretor”, vai faltar banda larga pra fazer streaming disso tudo. E você o que acha da campanha #ReleaseTheAyerCut? Deixe sua opinião nos comentários.