Parece que deu ruim pra Epic Games, produtora responsável pelo jogo de enorme sucesso atual, Fortnite. Essa semana, a empresa recebeu uma notificação de que estaria sendo processada por plágio, por conta das “semelhanças” com o seu concorrente, Playerunknown’s Battlegrounds.
A PUBG Corporation resolveu abrir o processo na Coréia do Sul, país de origem do jogo, conforme publicado pelo jornal local Korea Times. Teoricamente PUBG foi o primeiro game a transformar o gênero Battle Royale (que já existia em alguns mods de jogos como Arma 2) em realidade, uma vez que trouxe o conceito para o mercado e acabou bombando, mesmo estando apenas em “Early Access” na Steam.
Já a Epic Games, vendo o sucesso aparente do gênero, resolveu acrescentar um novo modo “Battle Royale” em seu jogo Fortnite, utilizando praticamente as mesmas mecânicas de PUBG: 100 players online caindo de paraquedas em uma ilha, onde recolhem itens de sobrevivência (armas, colete, curativos, etc.) e batalham entre si, até sobrar apenas um jogador.
Apesar dos gráficos serem bem diferentes entre os jogos, outra semelhança com Battlegrounds é a “tempestade gigante” que espreme os jogadores aos poucos no mapa, que acaba encolhendo com o passar do tempo. Quem é pego por ela, acaba sendo atingido por um gás que toma parte da vida, forçando os jogadores a se posicionarem na parte que restou do mapa.
Abaixo você pode conferir um vídeo listando 10 coisas bastante parecidas entre os dois jogos:
Não se sabe ao certo sobre o que acontecerá nesse processo, mas a Bluehole Studios, desenvolvedora de PUBG, já havia demonstrado um certo desapontamento ano passado com o lançamento do novo modo de Fortnite. Ou seja, os caras não devem estar nem um pouco felizes com isso, tanto que resolveram processar pesado, agora que viram que o jogo da Epic Games é um sucesso.