O uso de periféricos como mouse e teclado em jogos de tiro em consoles sempre foi um tema polêmico. Alguns jogadores aprovam, outros afirmam que a jogatina acaba ficando injusta.
Embora não existam periféricos oficiais, jogadores de Xbox One podem comprar adaptadores para usar teclado e mouse em seus consoles e isso acabou trazendo alguma revolta por parte dos fãs mais conservadores. A possibilidade é mais preocupante para os jogadores de shooters (jogos de tiro como Halo, Far Cry ou PUBG), uma vez que a precisão para atirar e se movimentar usando o combo teclado + mouse é muito superior àquela conseguida usando o joystick.
O assunto acabou ganhando destaque essa semana, quando Mike Ybarra, vice-presidente da área de gaming da Microsoft, deu uma entrevista ao Gamespot, afirmando que a empresa está trabalhando para implementar o suporte à teclado e mouse no Xbox, mas não deu nenhuma informação de quando e como isso acontecerá.
Após ser questionado pelos fãs em seu Twitter, o chefão deu algumas declarações esclarecedoras sobre isso:
Developers have the choice to use APIs that detect and not allow these. It’s up to them, but the capability is there. https://t.co/jE97R6oj0c
— Mike Ybarra (@XboxQwik) 18 de fevereiro de 2018
Segundo ele, os desenvolvedores dos jogos tem sempre a escolha de usar APIs que detectam e não permitem o uso de periféricos. Como a capacidade já se encontra no console, cabe ao estúdio decidir o uso desse recurso ou não. Quando perguntado sobre o motivo de deixar essa decisão na mão dos estúdios, Ybarra respondeu:
We could but there are helpful scenarios with these devices (accessibility for one). Our general approach is to empower the developer to manage their game how they want.
— Mike Ybarra (@XboxQwik) 18 de fevereiro de 2018
Para ele, a Microsoft até poderia monitorar isso, mas a abordagem geral da empresa é de empoderar o desenvolvedor para que ele mesmo gerencie seu jogo da forma que quiser. Um exemplo disso é Gears of War 4, jogo desenvolvido pela própria empresa, que permite crossplay entre jogadores de Xbox One e PC, e há a opção de não jogar com pessoas que estejam usando teclado e mouse.
O fato é que a Microsoft cada vez mais está tentando unir os jogadores das suas duas plataformas (Xbox e Windows) e promovendo a interação entre eles. O teclado e o mouse podem ser acessórios para questões de acessibilidade, por exemplo, mas por enquanto ainda existe essa divisão entre Console x PC. Isso pode ser um grande diferencial em comparação aos seus concorrentes no futuro, porém deve ser feito com paciência e precaução.
E você leitor, o que acha disso? Deixe sua opinião nos comentários…