Superman é sem dúvidas o mais importante super-herói das histórias em quadrinhos de todos os tempos. O personagem que estreou na revista Action Comics #1 já tem mais de 85 anos de história e acumula milhares de HQs publicadas. O seu legado perdura até hoje como o maior herói de todos e dificilmente algum outro personagem será tão lembrado como ele.
Com o recente lançamento do trailer do novo filme do Superman, nós do NZ resolvemos fazer uma lista das melhores HQs do Homem de Aço pra você ir se atualizando enquanto o filme não sai. Com certeza o próprio James Gunn leu a maioria dessas histórias, já que algumas delas foram citadas pelo diretor como inspiração para o longa que chega aos cinemas no ano que vem.
Assim como o Batman, que já havia ganhado há alguns anos atrás um TOP: Melhores HQs, chegou a vez agora do Superman também brilhar aqui no nosso site. Confira abaixo o nosso TOP 10:
10 – Superman: Brainiac
Começamos a nossa lista com uma HQ de 2008, escrita por ninguém menos que Geoff Johns e com o incrível traço de Gary Frank. Brainiac é um arco de histórias que explora toda a mitologia do vilão desde as suas primeiras aparições e o coloca como um dos grandes vilões de toda a saga do Homem de Aço. Aqui, aprendemos que, apesar de todas as batalhas do herói com o vilão no passado, ele nunca ficou cara a cara com o verdadeiro Brainiac, mas apenas encarnações dele.
Mais importante que isso, este arco reintroduz a cidade engarrafada de Kandor, uma cidade kriptoniana que foi capturada por Brainiac antes da destruição de Krypton. Aqui Superman acaba redescobrindo a cultura de seu planeta natal, mas possivelmente às custas de sua própria humanidade. Além disso, Supergirl também tem um papel muito importante durante a trama, então vale a leitura pra conhecer mais sobre a personagem.
9 – Alienígena Americano
Outro clássico recente, Alienígena Americano, foi publicado em 2016 e traz uma minissérie de sete capítulos com histórias diferentes de Clark Kent em fases distintas da sua vida. Elas não tratam o Superman como um alter-ego, mas exploram Clark como pessoa. Um alien que cresceu como humano e rapidamente descobriu que podia ajudar as pessoas com os seus poderes.
Podemos ver durante a história a briga interna de Clark quando ele descobre sua ascendência alienígena, sua dificuldade em ficar parado sem fazer nada, sua revolta com injustiças sociais e seus pensamentos quando ele entende o que deve fazer. Os dramas não envolvem problemas que só o Superman viveria, mas sim coisas que todos nós enfrentamos na vida. Tudo isso em meio a interações fascinantes com seus pais, Lois Lane, Bruce Wayne, Oliver Queen e claro, Lex Luthor.
8 – Superman Contra a Elite
Com o sucesso de The Authority no final dos anos 90, muitos fãs (e criadores) de histórias em quadrinhos se questionavam se as versões clássicas de super-heróis ainda funcionavam no mundo atual. Talvez essa dúvida seja até hoje assunto nas rodas de nerds por aí, já que The Boys e Invincible são histórias modernas e heróis como Superman foram ficando “ultrapassados”.
O escritor Joe Kelly reagiu a essa revolta na época criando uma história para a clássica edição de aniversário da Action Comics #775, fazendo Superman enfrentar uma equipe de super-heróis chamada Elite. No final, o Homem de Aço deixa claro que os métodos que o grupo utilizava não eram legais e que ele até poderia fazer o mesmo se quisesse, mas escolheu trilhar um caminho diferente, pautado na verdade e na justiça. Uma escolha muito mais difícil, se pararmos pra pensar nos dias de hoje.
7 – As Quatro Estações
Lançada em 1988, As Quatro Estações é uma das obras mais bonitas do Homem de Aço, já que traz a arte delusbrante de Tim Sale e os textos atemporais de Jeph Loeb. A história conta um pouco sobre os primeiros anos do Superman enquanto ele crescia e se mudava de Smallville para Metrópolis. A vida no campo é retratada de forma maravilhosa pelos desenhos de Sale e sintetiza a pureza da pequena cidade onde Clark Kent cresceu.
No entanto, os dias de conflito entre Superman e Lex Luthor e sua vida em Metrópolis também recebem uma ótima abordagem, com um momento, em particular, se tornando especialmente icônico, onde Superman salva um garotinho, e o menino elogia sua fantasia, e o herói agradece e diz que sua mãe fez para ele. Esses toques adoráveis fazem desta uma obra que ficará na memória das pessoas para sempre.
6 – O Que Aconteceu com o Homem de Aço?
Pouca gente sabe, mas com Crise nas Infinitas Terras em andamento, a DC queria dizer adeus à versão do Superman da Era de Prata com a qual os fãs cresceram. O escritor Alan Moore foi escolhido para ser o escritor dessa história, produzindo “O Que Aconteceu com o Homem de Aço?” em parceria com os artistas Curt Swan e George Perez.
Em um futuro indeterminado, Lois Lane conta a um repórter do Planeta Diário a história dos últimos dias do Superman. Os maiores inimigos do herói se juntaram para tentar acabar com Superman e os seus amigos na Fortaleza da Solidão. A obra escrita por Moore é com certeza é uma das melhores histórias do personagem escritas até hoje e vale muito a pena ser visitada, já que traz a verdadeira essência do personagem e o que ele representa.
5 – A Morte e o Retorno do Superman
A Morte do Superman foi um marco da DC dos anos 90 e deu início a uma saga do Superman diferente de qualquer outra na história do Homem de Aço. Para o Superman, a morte foi apenas o começo. Logo, quatro pessoas usando o grande “S” vermelho surgem em Metrópolis, todas alegando serem o substituto do herói. Eventualmente, o último filho de Krypton retorna a vida para retomar o título de defensor da Terra.
Esta saga acabou sendo publicada nos quatro títulos do Superman em execução na época. Uma história épica sobre a morte e a vida do Homem do Amanhã e um arco essencial para os fãs do Superman, mas fica em quinto lugar na nossa lista porque é uma história tão grande que fica aquele sentimento de que há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Mas não deixa de ser uma boa leitura.
4 – Superman: O Homem de Aço
É impossível não lembrar o quanto importante “O Homem de Aço” foi para o Superman moderno. A série redefiniu muitos elementos que os fãs conhecem sobre o personagem hoje, que vieram da releitura Pós-Crise que John Byrne fez sobre a origem do Superman. O escritor e desenhista assumiu os quadrinhos do herói e deu início a uma das melhores eras do Homem do Amanhã de todos os tempos.
Seu relacionamento próximo com os Kents e a representação de Lex Luthor como um empresário de sucesso tem suas origens nesta minissérie de 1986. O Homem de Aço fornece aos leitores um Superman que está muito mais em contato com seu lado humano e com mais limitações à medida que domina seus poderes. Com certeza uma excelente leitura pra quem começar a ler as histórias do Escoteirão Azul.
3 – O Homem Que Tinha Tudo
Em terceiro na nossa lista está outro clássico escrito por Alan Moore, agora com arte do renomado desenhista Dave Gibbons. Em 1985 saía nas bancas Superman Annual #11, história que trazia Batman, Robin e Mulher-Maravilha indo comemorar o aniversário para Escoteirão Azul, mas acabam encontrando-o nas garras de uma flor parasita, presente do vilão Mongul, que fica a espreita observando tudo nos bastidores.
Enquanto isso, o último filho de Krypton está lutando sua própria batalha dentro dos seus sonhos. Na mente do Superman ele é apenas Kal-El, um cientista que vive feliz com a esposa e seus dois filhos em um planeta Krypton que jamais foi destruído. O Homem Que Tinha Tudo é uma HQ que todo fã do Superman precisa ler, revelando o quanto o herói sacrificaria para salvar o dia, incluindo a vida que ele sempre quis.
2 – Entre A Foice e o Martelo
O segundo lugar fica para uma história do selo Elsewords criada pelo escritor Mark Millar, com participação dos artistas Dave Johnson e Kilian Plunkett. Imagine se a nave de Clark pousasse na Rússia ao invés vez de pousar no Kansas. Sua vida passa a ser completamente diferente do que conhecemos. Ele se torna um símbolo da URSS de Stalin e luta contra os males do capitalismo.
Superman: Entre a Foice e o Martelo é uma das melhores obras de Millar. Ela abrange tudo aquilo que conhecemos do Superman, apesar de contar a história de um herói comunista criado por Stalin e que pensa diferente, mas que apenas tenta tornar o mundo um lugar melhor à sua maneira. Johnson e Plunkett fazem um ótimo trabalho na arte, dando vida à história.
1 – Grandes Astros: Superman
E não tinha como terminar esse TOP 10 com a história que provavelmente serviu de inspiração para o novo filme do Superman. Grandes Astros: Superman foi desenvolvida por Grant Morrison e Frank Quitely como um final alternativo para o herói, assim como Alan Moore também fez no passado. Só que dessa vez o fim do Homem do Amanhã é muito mais trágico, já que ele acaba sendo envenenado por uma intensa radiação solar.
Tentando manter a morte eminente em segredo do público, Clark decide deixar seu legado vivo antes de morrer, ajudando pessoas e salvando a Terra de perigos que só ele pode salvar. Da revelação da identidade secreta do Superman para Lois, seu último encontro com Krypto, ao resgate de partir o coração de uma jovem à beira do suicídio, Grandes Astros: Superman é uma celebração amorosa e afetuosa de tudo o que o Superman representa.
Morrison e Quitely apresentam uma história atemporal do Superman, livre da continuidade das histórias em quadrinhos e explorando cada faceta da mitologia do Superman, seus amigos e o mais importante, o que torna o herói tão duradouro como um ícone e símbolo de esperança.
E aí, gostou da nossa lista? Qual dessas HQs você acha que é a melhor história do Superman? Fique ligado no Nerd Zombies para mais listas como essa.