Essa semana tivemos a divulgação das especificações dos dois consoles mais promissores da próxima geração de videogames. Estamos falando do PlayStation 5 e do Xbox Series X, dois concorrentes em busca da atenção dos jogadores no final deste ano.
A Sony e a Microsoft não mediram esforços para trazer aos jogadores aparelhos ultra poderosos que prometem fazer história pela sua qualidade gráfica e processamento super rápido. Porém, algumas diferenças separam os dois consoles e neste post falaremos mais sobre elas.
Confira então o quadro com a comparação entre os dois consoles:
Em termos de CPU, fica claro que PlayStation 5 e Xbox Series X tem a mesma força. Os dois trabalham com processadores AMD de oito núcleos Zen 2, embora o console da Microsoft traga frequência de até 3.8 GHz e o da Sony entregue um pouco menos, com até 3.5 GHz.
As diferenças começam a surgir na GPU, quando consideramos as placas gráficas dos dois consoles. O Xbox Series X ganha certa vantagem porque terá 12 teraflops de processamento, enquanto o processamento gráfico do PS5 terá uma velocidade menor, de 10.3 teraflops. Além disso, a GPU do videogame da Microsoft tem 52 CUs (compute units) e 1.825 GHz, enquanto o da Sony, apenas 36 CUs e 2.23 GHz.
Outra vantagem do Xbox é o seu armazenamento interno de 1TB de SSD. O PlayStation fica pra trás nessa por possuir apenas 825GB de armazenamento SSD, porém compensa na velocidade do IO de quase 10GB/s, enquanto o seu concorrente chega a 5GB/s. Outros componentes como o drive óptico com suporte a Blu-Ray 4K, tecnologia Ray Tracing e memória de 16GB GDDR6 e resolução 8K são equivalentes nos dois consoles.
No fim a Microsoft ganha mais uma vez a batalha dos hardwares, assim como aconteceu no embate entre Xbox One X e o PS4 Pro. Outras confrontos ainda surgirão com a “guerra dos exclusivos” e a “batalha do melhor controle”, mas isso deixaremos para um futuro novo post….