Categorias
Animes & Mangás Posts

Afinal, quem é o verdadeiro pai do Ash? Confira a nossa teoria baseada no fatos apresentados no anime Pokémon!

Com o fim do anime Pokémon no ano passado, que teve Ash Ketchum como protagonista por quase 25 anos, uma dúvida ainda paira sob a cabeça dos fãs do personagem…

“Por que o pai do Ash nunca apareceu?”. Sabemos que o personagem existe já que ele foi citado lá no comecinho do anime pela mãe de Ash, Delia. Ela comenta no segundo episódio da série que durante a sua jornada Pokémon, o pai do protagonista gastou em torno de quatro dias pra fazer o caminho saindo da cidade de Pallet até Viridian. Outra citação importante veio no filme Pokémon: Segredos da Selva (2020), onde Ash fala para seu amigo Coco sobre como o pai o encorajou a seguir os seus sonhos e acreditar em si mesmo.

A última atualização sobre o paradeiro do pai de Ash veio no especial Pokémon: O Distante Céu Azul (2022). O protagonista está viajando sozinho com Pikachu e recebe um telefonema de sua mãe. Ela avisa que está indo para Tonari Town encontrar o pai de Ash e o convida para ir junto. Porém as coisas não saem como planejado e Ash chega lá um pouco depois de seu pai ter ido embora, deixando apenas um presente para o garoto.

Até hoje não tivemos uma resposta concreta sobre quem realmente é o pai do Ash, o que ele faz de tão importante para não estar presente em Pallet e o porquê do anime simplesmente deixar o mistério no ar todo esse tempo. Mas talvez um dos principais roteiristas e idealizadores do anime possa ter dado algumas dicas sobre o passado de Delia e o pai de Ash.

Takeshi Shudō faleceu em 2010, mas deixou um blog pessoal onde postava algumas ideias que acabaram não sendo usadas no anime Pokémon. Uma delas falava que o pai de Delia a abandonou ainda criança para se tornar um treinador pokémon e nunca mais voltou. Já o pai de Ash deixou Pallet um pouco depois do nascimento do filho também para uma jornada, mas aparentemente ele sempre dá notícias pra Delia e liga pra checar como está a família.

Muito se especulou sobre Giovanni ser o pai do Ash. Mas creio que Delia tenha algumas fotos da família espalhadas pela casa e certamente Ash reconheceria seu pai nas diversas vezes que encontrou o líder da Equipe Rocket cara a cara. Outro candidato é Silver, personagem que Ritchie encontra num episódio especial do anime. Após o garoto mencionar Ash durante uma conversa, Silver reage como se conhecesse alguém com esse nome.

Mas o fato de Silver ter saído numa jornada atrás do pokémon lendário Moltres (pelo o qual ele é obcecado desde criança) me lembrou muito mais a história do pai de Delia do que do pai do Ash. O personagem também aparenta ser bem mais velho que Delia, então acredito que poderíamos considerar Silver como um possível avô de Ash Ketchum.

Já o pai, bom… é uma resposta difícil, pois usamos quase todas as alternativas possíveis que apareceram no anime. Algo que sempre me intrigou foi o fato de Ash possuir a Aura, uma energia espiritual onde ele pode se comunicar e reagir a aura dos pokémon, especialmente dos Lucario. Esse poder apareceu no anime sendo utilizado principalmente por personagens da região de Sinnoh, como Riley, seu antepassado Sir Aaron e os outros “Guardiões da Aura”.

Provavelmente o pai de Ash pode ter vindo de uma linhagem de detentores da Aura, sendo nascido em Sinnoh e depois migrado para Kanto, onde conheceu Delia no restaurante da família dela. Como os dois casaram muito jovens, ele deve ter arranjado um trabalho que pudesse sustentar sua família, mas que o manteria longe de casa e de seu filho, Ash. Já sobre a sua profissão, podemos teorizar algumas coisas…

A opção mais óbvia seria o pai de Ash ter se tornado um Líder de Ginásio, assim como Norman, pai de May no anime. O fato de ter que cuidar de um ginásio requer muito tempo e dedicação, algo que faria ele precisar ficar fora de casa por longos períodos. Talvez o pai de Ash esteja em uma região distante de Kanto e por isso não venha com tanta frequência visitar a família.

Outra opção seria o trabalho como Explorador Pokémon, talvez à procura de algum pokémon lendário difícil de encontrar, como Mew por exemplo. Por já ter tido experiência como treinador Pokémon, o pai de Ash deve conhecer bem algumas regiões e isso faria ele ser extremamente necessário durante as expedições periódicas que provavelmente o fariam ficar longe da família.

A última opção e a que eu certamente apostaria seria que o pai do Ash é um verdadeiro Mestre Pokémon. Talvez ele seja o líder da Elite 4 da própria região de Kanto e por isso ele nunca apareceu no anime, já que Ash nunca chegou a enfrentar o grupo por completo. Meu sonho era que no final da série Pokémon, Ash pudesse reencontrar seu pai e confrontá-lo numa batalha 6×6, digna de conclusão de anime. Seria épico!! Quem sabe algum dia…

Mas e aí? Quem você acha que é o pai do Ash? Fique ligado no Nerd Zombies para mais teorias como essa e também mais informações sobre o mundo Pokémon.