Categorias
Filmes Posts Séries & TV

Como podem ser divididos os filmes e séries da DC dentro do Multiverso?

Há algum tempo venho trabalhando num projeto pessoal que gostaria muito de compartilhar com os fãs da DC Comics agora que está finalmente pronto. Um belo dia tive a ideia de separar todos os filmes e séries live-action da DC em terras próprias e distintas, a fim de simplificar o Multiverso. A pesquisa durou quase um ano e reuniu todo o material já lançado pela DC/Warner ao longo desses mais de 80 anos de história, trajetória que começou lá em 1941 com um filme preto e branco do Capitão Marvel e que agora em 2025, colhe os frutos com o sucesso do mais recente filme do Superman.

A ideia de organizar as terras do Multiverso DC surgiu quando assisti o filme do Flash (2022) nos cinemas e percebi o potencial aquele evento tinha, mas que infelizmente foi mal aproveitado pelo diretor Andy Muschietti. Também tive uma grande decepção com o crossover de Crise Nas Infinitas Terras das séries do Arrowverse, que até tentou criar um multiverso organizado, mas acabou tendo um final bem meia boca. Por isso, acho que esse post é necessário para mostrar o quanto a DC poderia se beneficiar desse Multiverso de séries e filmes que ela estabeleceu com o passar dos anos.

A partir de agora veremos cada terra live-action da DC Comics colocada em seu devido lugar dentro do mapa do Multiverso. Ao todo são 20 terras diferentes, que unem produções que ao meu ver se encaixam na cronologia uma da outra e que poderiam muito bem fazer parte do mesmo universo. Confira abaixo como está organizado o novo Multiverso DC


Terra-0 (Gunnverse)

Começando pelo universo mais recente e que tem um grande potencial para ser o principal universo live-action da DC… O DCU de James Gunn já mostrou para o que veio e agradou os fãs logo de cara. O novo universo foi estabelecido inicialmente no filme do Superman (2025) e contará com diferentes produções que pretendem aprofundar ainda mais a história. Além de uma continuação do filme do herói, já estão em desenvolvimento um filme da Supergil, uma série dos Lanternas Verdes e futuramente novos projetos com Batman e Mulher-Maravilha. Podemos talvez definir esse universo como a “Terra-Prime” das produções da DC


Terra-1 (Snyderverse)

Como o DCU seria a terra principal, pensei em definir que o DCEU, ou melhor, o Snyderverse, ficasse com o posto de Terra-1 deste multiverso. Nos quadrinhos, a Terra-1 ficou marcada por apresentar histórias com origem diferentes e mais conceituais para os heróis da DC e acho que isso se encaixa perfeitamente no tom sombrio que Zack Snyder adotou no começo deste universo. Filmes como Man of Steel (2013), Batman v Superman (2016), Mulher-Maravilha (2017), Aquaman (2018), Shazam (2019) e Liga da Justiça (2021) foram os pontos altos do universo. Infelizmente ele acabou não sobrevivendo às críticas e poderia ter tido um final melhor com The Flash (2022) fechando a história…


Terra-2 (Oldverse)

A Terra-2 nas HQs é o lar de histórias mais simples, que remetem a “Era de Ouro” dos quadrinhos. Pensei em deixar esse lugar reservado para os primeiros filmes de super-heróis da DC, feitos nos anos 40, como Capitão Marvel (1941), Batman (1943) e Superman (1949). Como a Liga da Justiça ainda não existia nas HQs nesta época, creio que nesta terra teríamos a Sociedade da Justiça da América lutando ao lado do povo americano durante a Segunda Guerra Mundial. O primeiro Batman (Lewis Wilson) e o primeiro Superman (Kirk Alyn) teriam ao seu lado figuras marcantes da SJA, além de contar com a ajuda do terror dos espiões, Spy Smasher (1942) e do esquadrão Blackhawk (1952), que também ganharam filmes no mesmo período…


Terra-3 (Crimeverse)

A Terra-3 é governada pelo Sindicato do Crime nas HQs, uma espécie de versão maligna da Liga da Justiça. Aqui personagens como Batman, Superman e Mulher-Maravilha são os verdadeiros vilões deste universo e o único herói desta terra é ninguém mais, ninguém menos que Lex Luthor. A Terra-3 nunca teve uma adaptação live-action digna da sua relevância nos quadrinhos, mas apareceu brevemente na terceira temporada da série do Flash, mostrando uma versão alternativa do vilão Trapaceiro, interpretado por Mark Hamill. Quem sabe no futuro não teremos um vislumbre do Sindicato do Crime enfrentando os heróis da “Terra-Prime”…


Terra-4 (Watchverse)

Já a Terra-4 seria o universo onde se passam os acontecimentos de Watchmen. Essa terra é conhecida por suas histórias no estilo “noir” e traz um mundo onde os heróis se aposentaram e não são mais vistos como “arautos da justiça” pela população. Tanto o filme de 2008 dirigido por Zack Snyder, quanto a série homônima de 2019 da HBO, poderiam se passar nessa realidade, cabendo a DC decidir qual delas seria cânone dentro do multiverso. Mas se fosse pra escolher, eu diria que o filme seria uma melhor opção pelo foco na história principal, apesar de possuir um desfecho diferente da HQ original…


Terra-5 (Campverse)

A próxima realidade pode ser considerada a mais lúdica e divertida do multiverso DC, pois não precisa se levar a sério. A Terra-5 é palco das grandes aventuras de George Reeves na série do Superman (1952) e Adam West em Batman (1966). Os primeiros seriados da DC abriram caminho para outras produções como Shazam! (1974), Poderosa Isis (1975) e também o especial Lendas dos Super-Heróis (1979) se juntarem a esse universo “camp” por terem um tom mais infantil e voltado para a família, que lembra bastante o antigo desenho dos “Super-Amigos”…


Terra-6 (Popverse)

A Terra-6 seria uma mistura de diversas séries e filmes da DC dos anos 90 que até tentaram, mas não conseguiram emplacar. Uma delas era a série Lois & Clark (1993), que tinha como protagonista Dean Cain como Superman, que faria certamente uma ótima dupla com o Batman de George Clooney, que acabou declinando nos cinemas com o filme Batman & Robin (1997). Além disso, poderiam se unir a eles os personagens daquele filme horrível da Liga da Justiça (1997) e criar uma nova formação do supergrupo de heróis. Outras produções como as séries Superboy (1988) Monstro do Pantâno (1990), além do filme Steel (1997) protagonizado por Shaquille O’Neal nessa mesma época, também poderiam fazer parte deste universo…


Terra-7 (Smallverse)

Smallville (2001) foi um marco nas séries de super-herói e foi para muitos fãs do Superman o primeiro contato que tiveram com a história do Homem-de-Aço. O universo da série é bem vasto e apresentou diversos heróis ao longo de suas 10 temporadas. Porém, sinto que algumas produções poderiam se mesclar a esse universo, a fim de expandi-lo ainda mais. Gotham (2014) por exemplo, possui uma proposta parecida e poderia ser a história do Batman desta realidade, assim como o filme Lanterna Verde (2011), que por ser uma história fechada, também se encaixaria nesse universo. Outras produções como Krypton (2018) e Pennyworth (2019) poderiam também se passar antes das histórias principais…


Terra-8 (Mortalverse)

A Terra-8 inicia com o filme cancelado Liga da Justiça: Mortal (2008), que traria a primeira aparição de Batman, Superman e Mulher-Maravilha nas telonas, trabalhando juntos como equipe. Anos depois, os eventos de Titãs (2018), Monstro do Pantâno (2019) e Patrulha do Destino (2019) aconteceriam no futuro daquela primeira aventura da Liga, expandindo ainda mais o universo. Poderíamos estabelecer que alguns dos protagonistas da série Titãs como Robin, Superboy e Moça-Maravilha seriam os “sidekicks” dos personagens do filme cancelado de 2008 e hoje formam a sua própria equipe, uma vez que os heróis principais desse universo, com exceção do Batman, acabaram não aparecendo tanto na série, dando brecha para essa possibilidade…


Terra-9 (Vertigoverse)

A Terra-9 é o lar das histórias do universo Vertigo, trazendo contos independentes que não se enquadram na linha do tempo original da DC. Entre as produções de maior destaque estão Sandman (2022), Lucifer (2016), V de Vingança (2005) Preacher (2016) que abordam temas mais sombrios e complexos, com histórias focando no terror, violência e o sobrenatural para um público mais maduro, afastando-se das histórias de super-heróis tradicionais. Não necessariamente essas narrativas se encaixam umas nas outras, mas podem ser agrupadas todas no mesmo universo como histórias alternativas…


Terra-10 (Naziverse)

A famosa “Terra-X”, onde os nazistas ganharam a Segunda Guerra Mundial. Essa terra foi explorada recentemente na segunda temporada de Pacificador e pode ser considerada com um dos universos mais “macabros” de todo o multiverso da DC. Outra aparição deste universo em live-action ocorreu no crossover “Crise na Terra-X” do Arrowverse, onde versões malignas do Arqueiro Verde, Supergirl e Flash são confrontadas pelos heróis da CW. Uma realidade onde o Superman e os outros super-heróis são nazistas, com certeza não deve ser um bom lugar para se viver…


Terra-12 (Batverse)

A escolha da Terra-12 para representar a nova franquia do Homem-Morcego iniciada em The Batman (2022), diz muito sobre o tom do filme. Nos quadrinhos, essa terra é baseada no DCAU, realidade onde as aventuras de Batman: A Série Animada e Batman do Futuro acontecem. O filme dirigido por Matt Reeves bebe muito dessa fonte, já que tem um tom mais investigativo, com um herói mais realista e que se esconde nas sombras. Não sabemos se esse Bruce Wayne irá se aposentar no futuro e outro jovem irá assumir seu lugar assim como na série animada, mas fica a torcida para que o diretor faça um excelente trabalho nesta nova trilogia do cruzado encapuzado…


Terra-16 (Futureverse)

A Terra-16 a é uma realidade do multiverso da DC que aparece em um dos episódios de Arrow, onde Star City foi deixada em ruínas por um ataque cruel liderado pelo Exterminador e um novo Arqueiro Verde surge para salvar a cidade. Connor Hawke assume o manto do herói e lidera uma rebelião contra o regime de Grant Wilson, filho de Slade Wilson, o Exterminador original. Esse universo seria inicialmente um futuro alternativo do Arrowverse, mas acabou se tornando cânone dentro do multiverso live-action da DC


Terra-19 (Victorianverse)

Outro universo que deu as caras na série do Flash, a Terra-19 se passa durante a era Vitoriana. Essa terra ainda está no ápice da Revolução Industrial e tem sua própria versão de Gotham City, com variantes steampunk do Batman e outros heróis da DC. Entre eles está o Homem-Acelerado, um supervisor da aplicação da lei contra viagens dimensionais. A Terra-19 também é lar de H.R. Wells, uma versão do personagem Harrison Wells que se tornou autor de livros ao invés de cientista e teve papel crucial na terceira temporada da série do corredor escarlate…


Terra-20 (Nolanverse)

Batman Begins (2005) estabeleceu um universo onde o Homem-Morcego poderia ser real. A ideia de um Batman mais pé no chão veio através do diretor Christopher Nolan, que ao longo de três filmes, apresentou uma história de super-herói de um jeito nunca antes visto nos cinemas. A trilogia “Dark Knight” ganhou diversos prêmios e o legado do cruzado encapuzado interpretado por Christian Bale se mantém até hoje na memória dos fãs de quadrinhos. Claro que essa realidade precisaria ter uma terra separada só para ela…


Terra-22 (Superverse)

Acho que o maior crossover de todos os tempos seria uma junção dos personagens eternizados por Christopher Reeve, Michael Keaton, Lynda Carter e John Wesley Shipp trabalhando juntos e formando a “Liga da Justiça” clássica. As histórias iniciadas em Mulher-Maravilha (1975), Superman (1977), Supergirl (1984), Batman (1989) e Flash (1990) se encontram na Terra-22, que é o lar dos grandes heróis da DC nos quadrinhos. Se levarmos em consideração as outras terras, essa seria a realidade ideal para que os eventos da HQ “Reino do Amanhã” ocorressem no multiverso live-action. Quem sabe, algum dia…


Terra-29 (Bizarroverse)

A Terra-29 é conhecida por ser o “Mundo Bizarro”e teve a sua aparição em live-action na segunda temporada de Superman & Lois. Neste universo, todos os heróis e vilões da DC possuem a sua versão Bizarro. Na série, Bizarro também possui uma família, sendo casado com Lois-El e tendo dois filhos, Jordan-El e Jonathan-El. Jonathan também desenvolve poderes e se torna um super-herói assim como o pai. Tal-Rho e Lana Lang se casam nesse universo e o vilão Parasita sobe ao poder e assume o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Realmente bizarro…


Terra-37 (Preyverse)

Diferente das outras terras, a Terra-37 surge como um universo mais sombrio, fruto do fim dos anos 90 e início dos anos 2000. O Homem-de-Aço de Nicholas Cage do filme cancelado Superman Lives (1999) seria o personagem principal desse universo, acompanhando de Helena Wayne, a Caçadora e seu grupo de heroínas da série Aves de Rapina (2003), além de outras figuras do universo DC. Filmes como Constantine (2005), Jonah Hex (2010) e o esquecível Mulher-Gato (2004) também poderiam fazer parte desta realidade, já que seguem o mesmo tom adotado nas produções anteriores…


Terra-38 (Arrowverse)

Talvez o universo mais bem desenvolvido até aqui seja o Arrowverse, que poderia ser a “Terra-Prime”, mas acabou perdendo o posto para o novo DCU. Séries como Arrow (2012), Flash (2014), Supergirl (2015), Legends of Tomorrow (2016) e Raio Negro (2018) tiveram seus momentos, principalmente nos primeiros crossovers, abrindo caminho para até uma possível colaboração com o DCEU nos cinemas, mas no final a qualidade dos roteiros deixou bastante a desejar. Sorte que Superman & Lois (2020) garantiu um respiro e encerrou a história das séries da CW de forma digna. Por isso, esta realidade fica estabelecida como a Terra-38, em homenagem a numeração original da terra da Supergirl no Arrowverse…


Terra-40 (Jokerverse)

Por fim, não menos importante, a Terra-40 é a última terra do nosso Multiverso e consequentemente o oposto da Terra-20. Se lá tínhamos a história do Homem-Morcego, aqui temos a ascensão do Palhaço do Crime como o salvador de Gotham. Coringa (2019) conta a história do vilão mais amado e odiado das HQs de uma forma extremamente realista e que foi inclusive digna de Oscar de “Melhor Ator”. O diretor Todd Philips criou uma história onde o vilão interpretado por Joaquin Phoenix não necessariamente precisa da figura do Batman e por isso também garante uma terra separada só para essa realidade…


Temos então o novo Multiverso live-action da DC finalmente estabelecido. Ao todo já são 20 terras apresentadas até os dias de hoje, mas no total temos 52 terras que fazem parte do multiverso e muita coisa ainda está por vir com o novo DCU.

Foi muito legal fazer esse estudo e ver o quanto a DC já produziu em todos esses anos de indústria cinematográfica e televisa. Independente da qualidade, ao longo das últimas décadas tivemos diversas produções sendo lançadas, que fortaleceram ainda mais a paixão que os fãs tem por esses heróis que tanto nos inspiram.

Quem sabe um dia o James Gunn ou alguém da DC/Warner leia este post e resolva fazer uma “Crise Nas Infinitas Terras” de verdade nos cinemas, estabelecendo todos os universos da DC e resetando tudo no final, haha…