Não é de hoje que a rixa entre os fãs da Sony/Microsoft vem causando burburinhos que de vez em quando chegam até os chefões poderosos das duas marcas.
John Kodera, novo presidente da Sony Interactive Entertainment, entrando no lugar de Andrew House. Ele decidiu começar o ano respondendo aos fãs no Twitter e claro, respondeu perguntas clássicas sobre essa rivalidade, entre elas uma sobre “jogos como serviço”, que ultimamente tem sido usada pela empresa rival, com o lançamento de PlayerUnknown’s Battlegrounds.
Veja o que o executivo respondeu sobre isso: “Farei o meu melhor para continuar o excelente trabalho feito por Andrew House. Sobre a questão de “jogos como serviço”, não se preocupe. A visão da PlayStation é totalmente diferente”.
Essa é uma tendência que temos visto na indústria dos games, um novo modelo de jogos que não mais produtos, mas sim serviços que geram receita a longo prazo. Isso pode resultar em casos de sucesso como GTA V e seu modo online (que vende bastante até hoje) ou fracassos como as polêmicas microtransações de Star Wars: Battlefront II.
Vale notar que os jogos mais esperados desse ano para o PS4 são experiências focadas em campanhas single-player fechadas e sem microtransações, como God of War, Spider-Man, Shadow of the Colossus, entre outros. Isso sugere que a empresa realmente não tem a intenção de deixar o modelo de sucesso que a consagrou, mesmo que grande parte da indústria esteja indo por outro caminho.
Infelizmente Kodera não entrou em detalhes, mas podemos presumir que ele se refere tanto aos jogos em si quanto a modelos de assinatura como o Xbox Game Pass e o EA Access, que disponibilizam catálogos completos para usuários pagantes.