Faz tempo que a Nintendo não aparece na Brasil Game Show, a maior feira de games da América Latina. A última vez foi na BGS 2012, onde a Nintendo participou com um grande estande e trouxe o Nintendo Wii U, seu último lançamento na época, em primeira mão para o Brasil.
Nos últimos anos, a Big N vinha sofrendo com as baixas vendas do Wii U e isso certamente pode ter afetado a sua participação no evento (além do ocorrido com os Irmãos Piologo). De lá pra cá, a empresa não voltou mais para o Brasil e frustou tanto os fãs, quanto o próprio organizador do evento, Marcelo Tavares: “Além de organizador da feira, falo como fã, estou chateado e decepcionado. Tenho um imenso carinho pela Nintendo e sempre tentei negociar de todas as formas possíveis”.
Quem saiu “lucrando” com isso foi a Livraria Saraiva, que nas últimas edições vem ocupando o espaço que no passado foi da Nintendo, que diga-se de passagem tinha grande destaque no evento, por ser um stand enorme. Tavares disse ainda que se a empresa mudar de ideia algum dia, as portas estarão abertas.
Até o próprio gerente geral da empresa na América Latina, Bill van Zyll, na época, confirmou que o evento foi bastante atrativo, entretanto o foco da Nintendo era outro: “Nós estivemos na BGS para mostrar o Wii U pela primeira vez no Brasil. Nós nos divertimos muito com nossos fãs brasileiros e tivemos uma experiência muito positiva no evento. Agora, estamos fazendo com que as novidades cheguem ao mundo todo por meio da Nintendo Direct e canais de redes sociais”.
Porém, agora com o lançamento do Nintendo Switch, a coisas podem enfim melhorar. As vendas do console tem batido diversos recordes e a Nintendo vem liderando o mercado no Japão e nos EUA há alguns meses. A Nintendo também está cogitando voltar para o Brasil em breve, já que a distribuição oficial dos produtos da empresa por aqui foi encerrada devido aos altos impostos.
Isso é animador, já que a Nintendo continua tendo um carinho imenso por parte dos brasileiros, que cresceram jogando Mario, Zelda, Donkey Kong e Pokémon. O sucesso do Switch pode abrir novamente os olhos da Big N e fazer os japoneses voltarem para as terras tupiniquins, trazendo mais eventos e novidades exclusivas para o Brasil. O jeito é aguardar e ver como vai se desenrolar essa história toda.
E você, acha que a Nintendo pode finalmente voltar ano que vem para a BGS? Deixe sua opinião nos comentários abaixo! =)