Categorias
Filmes Posts Reviews

[REVIEW] Godzilla vs. Kong e o colapso do “MonstroVerso”!

Para muitos de nós fãs de cinema, Godzilla vs. Kong sempre foi um dos embates mais aguardados de todos os tempos. A dúvida sobre quem venceria a batalha ficou no ar por bastante tempo. Mas agora com o lançamento do filme no HBO Max, poderemos ver a grande luta entre os dois acontecendo de fato depois de anos de espera…

Os dois Titãs que sempre foram alvo de comparações por seus tamanhos gigantescos, já haviam se enfrentado antes nos cinemas. Em 1962, a Toho (criadora do lagartão) adaptou para as telonas o primeiro confronto entre eles, trazendo múltiplas versões do final da batalha, onde Godzilla se saia vitorioso na versão japonesa e o gorila gigante ganhava a luta na versão lançada na América.

Mas e nesse novo filme, quem sai vencedor como grande vencedor do embate?

Antes de falar sobre a luta final, vamos voltar ao início do confronto e lembrar como o “MonstroVerso” foi criado para chegar ao seu ápice agora com esse último filme… em 2014, tivemos o primeiro filme de Godzilla dando origem a esse universo compartilhado, trazendo a origem do lagartão e sua primeira batalha “pública” para salvar o mundo de outros monstros gigantes (os famosos kaijus). Em seguida foi lançado Kong: A Ilha da Caveira em 2017, que também estabeleceu o gorila como um protetor da Terra e confirmou a ligação com o mesmo universo em sua cena pós-creditos.

Em 2019 tivemos Godzilla: Rei dos Monstros, que trouxe Gojira ainda mais poderoso enfrentando inimigos ainda maiores, como Rodan e Ghidorah. O longa também apresentou diversos novos monstros e mostra a relação de hierarquia que os kaijus possuem de forma muito mais aprofundada, colocando Godzilla como o “Rei dos Monstros” ao seu final. Embora o filme aponte para um futuro no qual monstros e humanos possam coexistir, ele também sugere que as coisas podem não estar totalmente resolvidas ainda.

E ai chegamos ao grande embate entre Godzilla vs. Kong, já que o universo veio arquitetando desde sempre essa rivalidade meio que histórica entre os antepassados das duas raças. O verdadeiro “Rei dos Monstros” seria escolhido após a definição dessa luta e isso poderia ser uma grande ameaça a Terra, devido as proporções que a batalha tomaria. Ai que entram os humanos e a organização científica secreta Monarch que caça, investiga e estuda a origem dos Titãs.

Kong está escondido e isolado do mundo, como forma de prevenção para que a batalha não ocorra. Já Godzilla vem agindo de forma estranha recentemente, atacando lugares e fugindo do controle em diversas situações. A luta entre os dois não demora pra acontecer no filme, já que os humanos descobrem uma nova fonte de energia no centro da Terra e decidem levar Kong para esse local para guiá-los até a entrada da “Terra Oca”. E é claro que no meio do caminho, o lagartão ia aparecer pra porradaria comer solta.

As lutas desse filme são extremamente empolgantes, num nível absurdo que empolga qualquer pessoa, mesmo ela nunca tendo assistido nenhum filme do Godzilla e King Kong. As porradas são viscerais e as cenas de ação são muito bem orquestradas, chegando a arrepiar na hora que a gente vê os dois Titãs estão se degladiando. Todo nerd sonhou algum dia ver isso acontecendo no cinema e esse dia finalmente chegou.

A grande batalha épica no final entre GodzillaKong é realmente o ponto alto do filme, que segue a mesma premissa dos filmes anteriores do MonstroVerso. Uma história simples pra setar ali o enredo que o filme vai seguir, colocando uns humanos na linha de frente que não só assistem, mas as vezes “ajudam” os Titãs em alguma oportunidade. O que a gente queria ver mesmo era a porrada comendo e isso o filme não deixou a desejar em nenhum momento.

Claro que a aparição do MechaGodzilla no último trailer lançado antes do filme acabou estragando a surpresa no final. Foi quase a mesma coisa que aconteceu com o Apocalipse em Batman v Superman. Mas comparando com esse outro embate super aguardado dos cinemas, Godzilla vs Kong tem um fechamento bem mais coeso e melhor pensado que BvS, na hora de definir a batalha entre os dois titãs e uni-los para derrotar o robô gigante no final.

Godzilla vs Kong se provou sem dúvida um excelente filme dentro deste MonstroVerso e fico ansioso para o que está por vir e quais ameaças os dois grandes monstros iram enfrentar nos próximos filmes (só acho que o Gojira apelou bastante pro raio atômico nesse filme, podia ter saído mais na porrada mesmo. Se não fosse o machadinho do Kong, o bicho tava ferrado, haha).