Após meses de especulações e teorias criadas pelos fãs, a Nintendo finalmente revelou em que momento Zelda: Echoes of Wisdom, o novo jogo da franquia, se passa dentro da sua cronologia oficial. A decisão parece bastante óbvia, mas ainda pegou muita gente de surpresa.
O primeiro jogo onde Zelda é a protagonista da trama foi colocado dentro da narrativa do “herói caído”, uma bifurcação gerada caso Ganon derrote Link em The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Assim, Echoes of Wisdom se passa após Zelda: Tri Force Heroes, mas antes do primeiro The Legend of Zelda. As outras duas bifurcações onde o herói triunfa perante Ganon continuam intactas até então, sem atualizações desde o lançamento de Zelda: Spirit Tracks em 2009.
Mas o que mais me surpreende nessa atualização da timeline é o fato da Big N adotar uma postura conservadora e não querer mudar muito as coisas. A franquia vem crescendo cada vez mais, com um jogo sendo lançado a cada três anos praticamente, mas mesmo assim, é nítido que a Nintendo “abandonou” as outras linhas do tempo e decidiu expandir apenas a linha do tempo clássica.
Mas e se a Nintendo voltasse atrás (como já fez em outras ocasiões) e mudasse a sua da linha do tempo completamente, levando a consideração algumas teorias dos fãs e alterando a posição de alguns jogos dentro da timeline?
Não é só Zelda: Echoes of Wisdom que parece não se encaixar na cronologia oficial, mas também Four Swords e Oracle of Seasons/Ages, que foram colocados em lugares diferentes do que os fãs acreditam. Decidi então fazer algumas trocas, levando em conta certos aspectos que claramente fazem conexão com jogos anteriores da franquia e deixariam a narrativa mais coesa.
A timeline continuaria sendo dividida em três, com uma linha do tempo onde o mal é vencido (Link derrota Ganon no fim de Ocarina of Time), uma outra bifurcação onde o mal é prevenido (Link volta no tempo e avisa Zelda sobre os planos de Ganondorf) e a linha do tempo “principal”, vamos dizer assim, onde o mal é triunfante (com Link sendo derrotado por Ganon). No fim de tudo, teriamos a ligação das três linhas do tempo, onde se passa os eventos de Zelda: Breath of The Wild.
As mudanças maiores que eu faria seriam justamente nos jogos que se encontram em posição duvidosa. Como podemos ver, Four Swords e Echoes of Wisdom agora fariam parte da linha do tempo onde “o mal é prevenido” e Oracle of Seasons/Ages ainda se encontra na linha do tempo onde “o mal é triunfante”, mas separado de Link’s Awakening e A Link To The Past. Confira abaixo:
Uma das teorias mais famosas dos fãs é que os protagonistas de Four Swords e Four Swords Adventures seriam os mesmos Link e Zelda nos dois jogos. Isso porquê o design dos personagens é similar e no segundo jogo temos uma introdução falando que um “certo tempo” havia se passado desde que Vaati foi aprisionado em Four Swords. A Nintendo colocou esses jogos em eras separadas, mas faz muito mais sentido que eles fossem continuação um do outro, já que o tempo é relativo.
Inicialmente o protagonista de Oracle of Season/Ages era considerado o mesmo Link que vimos em A Link To The Past e Link’s Awakening. Depois da reclamação dos fãs, a Nintendo “voltou atrás” e separou OoS/A em uma era diferente, já que nesses jogos Link parecia não conhecer Zelda e nem Impa. Decidi separá-los na timeline pois faz mais sentido as aventuras serem em uma era pós ALttP/LA, com um novo Link surgindo e derrotando Ganon mais uma vez.
E Echoes of Wisdom? Porquê o jogo saiu da linha do tempo delimitada pela própria Nintendo e foi parar em uma linha do tempo completamente diferente? Quais elementos fazem o jogo não pertencer a bifurcação onde “o mal é triunfante”?
[SPOILER ALERT]
A resposta pra isso é simples. A era onde se encontra o jogo traz alguns elementos que não estão presentes nos outros jogos dessa linha do tempo. A Triforce por exemplo ganhou um nome diferente, sendo chamada de Prime Energy pelo povo de Hyrule, o que não faz sentido dentro da timeline. Seria meio irreal os cidadãos esquecerem como se chamava o poder entre ALBW e TLoZ, sendo que os dois jogos utilizam a nomenclatura “Triforce” para se referir ao poder dourado.
Outro aspecto importante é que Null, o vilão do jogo, usa apenas um “Echo” do Ganon para lutar com Link no começo de EoW. Essa cópia do vilão tem um design parecido com as versões da timeline principal, mas também parece um pouco com o Ganon encontrado em Four Swords Adventures, que não era o vilão original que conhecemos, mas não deixa também de ser uma reencarnação de Ganon, aparecendo também em sua forma “bestial”.
Se levarmos em conta esses dois elementos e também que Volvagia, um dos vilões de Ocarina of Time, também aparece mais vivo como nunca nesse jogo, podemos cravar que EoW poderia se passar na timeline onde Link previne que o mal prevaleça, já que ele nunca precisou lutar contra Volvagia quando adulto. Nessa linha do tempo a Triforce não aparece durante os eventos de FS/FSA e pode ter sido esquecida com o tempo pelo povo, sendo mais um indício que o novo jogo poderia sim estar no final dessa linha do tempo alternativa.
Mas essa é só uma ideia que eu tive e espero que um dia a Nintendo leia esse post e considere fazer mudanças, expandindo ainda mais a linha do tempo dessa grande franquia que é The Legend of Zelda.
Fique ligado no Nerd Zombies para mais atualizações de timelines e teorias malucas como essa. Espero que tenham curtido o post!!! =)